Exercício ajuda a perder gordura não massa óssea.
Marcos S. Carvalho, Prof. de Educação Física do Movere
2 de agosto, 2005

Pessoas com mais de 55 anos que começam um programa de exercício podem esperar perder uma significante quantidade de gordura em um período de seis meses, mas não é desejável que haja perda de massa óssea, uma vez que a perda de gordura pode também significar perda de osso, preocupando tanto os praticantes quanto os médicos e educadores físicos.

De acordo com novos estudos feitos pelo Dr. Kerry Stewart da universidade Johns Hopkins em Baltimore, pessoas que possuem mais gordura corporal também tendem a ter ossos mais fortes. Mesmo que a gordura proteja os ossos, o exercício também pode ajudar e compensar o potencial negativo dos efeitos da perda de gordura, Stewart disse a Reuters Health.

Conseqüentemente, pessoas que querem perder peso devem fazê-lo utilizando exercício, não apenas dieta, ele acrescentou.

Durante o estudo, Stewart e sua equipe convidaram 115 homens e mulheres entre as idades de 55 a 75 para seguir recomendações gerais sobre exercícios por 6 meses, ou participar de treinamento supervisionado 3 vezes por semana, fazendo alongamento, treinamento resistido e aeróbicos.

As pessoas que seguiram o programa de exercício supervisionado mostraram melhoras de força das regiões superiores e inferiores, força total, massa magra, peso corporal, gordura total e gordura abdominal.

Em uma entrevista, Stewart salientou que as pessoas que mostraram o maior aumento na aptidão através de seus programas de exercícios atualmente mostram melhoras na massa óssea. "Aqueles que trabalharam mais duro também conseguiram benefícios para os ossos", disse Stewart.

Fonte:
Reuters Health
Tuesday, May 31, 2005.



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)