Atividade física tem papel predominante na obesidade infantil.
Vera Lucia Perino Barbosa, Coordenadora do Movere
19 de julho, 2005

Uma nova pesquisa publicada no prestigioso Jornal de Medicina "Lancet" é um dos muitos estudos científicos recentes informando que a atividade física e não a ingestão calórica tem um papel predominante na obesidade infantil. Os autores do estudo escreveram que seus achados indicam:

...que atividade física rotineira representa um importante papel no ganho de peso, sem evidencias paralelas que a ingestão calórica também represente... o declínio drástico de atividade física durante a adolescência pode ser um dos principais fatores no aumento da obesidade nos Estados Unidos nas ultimas duas décadas, já que não ocorreu um simultâneo aumento de ingestão calórica.

Outros estudos, incluindo os citados abaixo, também já indicaram o que este estudo corroborou:

"É comum determinar que o aumento da obesidade pediátrica tem ocorrido por causa da ingestão calórica. Contudo, as informações não confirmam isso".

Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2004

"A falta de evidências de um aumento generalizado na ingestão calórica entre os jovens apesar do aumento na prevalência de sobrepeso sugere que a falta de atividade física é o maior desafio para saúde pública".

American Journal of Clinical Nutrition, 2000

"Das sete variáveis de dieta e atividade física examinadas neste estudo, o que apresentou mais risco para o aumento do IMC entre adolescentes de ambos os sexos foi a falta de atividade física...O mais interessante é que para este grupo de adolescentes o aumento da ingestão energética diminuiu os padrões de sobrepeso. No começo este achado pareceu contraditório. Contudo, dado os altos níveis de atividade deste grupo, é mais certo que eles gastem mais energia, criando uma balança energética favorável".

Archives of Pediatric & Adolescence Medicine, 2004



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)