Quanto tempo de exercícios devo praticar todos os dias?
Kaori Nakano, Fisioterapeuta do Movere
8 de abril, 2005

Um grupo de especialistas do governo americano, formado por médicos e cientistas, desenvolveram um guia recomendando a prática de exercícios físicos de 60 a 90 minutos. Inicialmente, as recomendações se distribuíam entre as 25 páginas do guia, que ressaltavam apenas os 30 minutos diários conhecidos. No entanto com a revisão, o número de páginas reduziu para três e com isso, o novo guia de dietas do governo americano passou a sugerir o aumento na duração dos exercícios.

Alguns alunos de uma academia na cidade de Arlington (EUA) não concordaram com a idéia. Paul Steinkoenig, 45 anos, que faz ginástica quase 90 minutos por dia (3x/semana), relata que a maioria vai achar que é tempo demais para dedicar-se aos exercícios. Outro aluno, Joseph Allwein, 84 anos, também concordou. Ele pedala, caminha ou rema durante 30 minutos, 5x/semana e acha que não vai conseguir exercitar-se durante 60 ou 90 minutos diários.

Em geral, os "malhadores" concordam em um ponto: 30 minutos por dia é o suficiente para a maioria.

Alguns cientistas também concordam com a população. Russell Pate, membro especialista e professor de fisiologia do exercício da Escola de Saúde Pública na Universidade da Califórnia do Sul relata que se os guias recomendassem os 30 minutos de exercícios diários, poucas pessoas apresentariam problemas de peso.

Os guias estão sendo usados para atualizar a pirâmide alimentar do governo americano, que deve ficar pronta nos próximos meses. Dentre algumas recomendações, estão:

- 30 minutos de exercícios físicos quase todos os dias são eficazes para evitar doenças crônicas.

- As pessoas deveriam exercitar-se freqüentemente pelo menos durante 60 minutos para evitar o ganho de peso excessivo.

- E para aquelas que apresentavam sobrepeso, são necessários de 60 a 90 minutos de exercícios para manterem-se no peso adequado.

Pate ressalta que os guias deveriam ter ressaltado a importância da prática diária de 30 minutos para perda de peso, da mesma forma que os 60 ou 90 minutos.

O peso é uma questão importante e foi abordada em todas as partes do guia, que dá dicas de alimentação saudável. Os guias advertem-nos para ingestão de menos calorias e mais frutas, vegetais e grãos. As recomendações continuam: aumento do consumo de leite desnatado e diminuição da ingestão de sal e gordura, aumentando a prática de exercícios. Tudo isso porque o número de americanos com sobrepeso e obesos está crescendo num índice alarmante, e conforme o especialista Dr. Xavier Pi-Sunyer, diretor do Centro de Pesquisa em Obesidade no Hospital São Lucas-Roosevelt em Nova York, 60% dos americanos apresentam sobrepeso, 30% são obesos e existem muitas pessoas tentando perder peso ou mantê-lo a qualquer custo.

Por outro lado, a Dra. Janet King, especialista e cientista do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil de Oakland, recomenda mais de 90 minutos diários de exercícios para pessoas que apresentavam sobrepeso e por isto, conclui, podem demandar aumento do metabolismo.

De acordo com a pesquisa da Associated Press-Ipsos, realizada no ano passado, aproximadamente 2/3 dos americanos tentam iniciar programas de exercícios regulares anualmente. Entretanto, o número de pessoas que realmente conseguem atingir este objetivo é bem reduzido. Aproximadamente 40% dos adultos relataram que não praticaram exercícios durante o tempo livre, conforme dados coletados em 2002 pelos Centros Federais de Prevenção e Controle de Doenças.

De modo geral, não devemos aderir totalmente ao exercício de uma só vez. Começar com 10 ou 15 minutos e fazer no mínimo 30 minutos de exercício físico moderado (o equivalente a caminhar rapidamente) pode ser um bom início. E de acordo com os especialistas, também não precisam ser 30 minutos corridos. Você pode caminhar com seu cachorro 15 minutos pela manhã e depois andar mais 15 na esteira. Ou, caminhar ao final da tarde, na hora do almoço... E não precisa se preocupar com a roupa de ginástica ou banho: você não precisa exercitar-se demais, suar. É só começar a caminhar ou dançar, andar de bicicleta, fazer alongamentos, arrumar o jardim, etc. Depois de acostumar-se pode aumentar a intensidade do exercício, pois segundo o comitê, quanto mais vigorosa, melhor. Dentre as alternativas, temos: corrida, natação, aeróbica, musculação, basquete...

Eric Hentges, diretor do Centro de Departamento de Agricultura para Promoção e Política Nutricional (EUA) participou da elaboração do guia e relata, que apesar dos cientistas não entrarem em acordo, diz que a idéia é dar pequenos passos: Inicie com 30 minutos, pois os benefícios já serão muitos.

Fonte:
Washington, Associated Press - março, 2005.



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)