Treinamento resistido para jovens.
Vera Lucia Perino Barbosa, Coordenadora do Movere
9 de dezembro, 2004

O jovem atleta em sua família é disciplinado e devotado, se esforçando para prática sempre que pode. Agora seu filho deseja iniciar um treinamento resistido. Você escuta treinadores e pais conversarem sobre treinamento resistido, mas você se pergunta - o treinamento resistido é realmente bom para uma criança?

A resposta é sim. Exercício de treinamento resistido supervisionado e adequado para idade pode trazer vários benefícios para jovens atletas.

O treinamento resistido para crianças realizado corretamente é recomendado por várias instituições como: "American Academy of Pediatrics", American College of Sports Medicine" e a National Strength Conditioning Association".

Treinamento resistido para crianças é um programa de exercícios cuidadosamente criado para aumentar força muscular e resistência. Portanto, ele não deve ser confundido com levantamento de peso, bodybuilding ou powerlifting. Estes são totalmente direcionados para competição, com participantes disputando o levantamento de maiores cargas ou na construção de maiores músculos. O treinamento resistido para crianças não se trata de levantar maiores cargas, mas sim no levantamento de cargas menores com movimento controlado, com a ênfase na técnica e segurança do exercício.

"Levantar uma carga muita alta de peso pode colocar esforço demais no músculo de jovens, como tendões e epífises, principalmente quando a técnica adequada é sacrificada para o levantamento de maiores cargas", disse Edward Laskowski, especialista em medicina física e de reabilitação na Mayo Clinic em Rochester, Minn. , e co-diretor do Mayo Clinic's Sports Medicine Center.

O jovem pode construir força muscular usando pesos livres, aparelhos de peso, resistance bands ou seu próprio peso corporal.

Durante anos pensava-se que levantar peso prejudicava as epífises - áreas de cartilagem que ainda não se tornaram osso. Mas hoje os especialistas perceberam que usando a técnica correta e a quantidade certa de peso, jovens atletas podem evitar lesões nas epífises. O treinamento resistido supervisionado que enfatiza a técnica apropriada pode aumentar força e resistência, proteger músculos e ligamentos de lesões e melhorar a performance em esportes. Proporciona também benefícios para saúde como melhora das funções pulmonares e cardíacas, ossos mais fortes, baixo nível de colesterol, uma composição corporal saudável e ajuda a criar o hábito da prática de atividades físicas que o jovem vai carregar para o resto de sua vida.

"Não existe necessidade de crianças com idades entre 5 a 6 anos praticarem o treinamento resistido", disse o Dr. Laskowski. "Nessa idade crianças devem aprender percepção e controle corporal, se equilibrar, correr, pular e jogar objetos - habilidades que nós costumamos aprender em classes de P.E.".

Um programa de treinamento resistido deve manter o enfoque na técnica do exercício, movimentos controlados, menos peso e mais repetições.



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)