Mulheres idosas com doenças cardíacas ganham com exercício.
Kaori Nakano, Fisioterapeuta do Movere
1 de dezembro, 2004

Uma nota apresentada no jornal médico Chest, relatou que mulheres idosas com doenças coronarianas apresentam perda de condicionamento físico e qualidade de vida. O estudo realizado pelo Dr. Mark Haykowsky e colaboradores da Universidade de Alberta, em Edmonton (Canadá) sugere que os treinamentos aeróbio e resistidos melhoram tais aspectos.

No estudo, o grupo de Haykowsky comparou os efeitos do treinamento aeróbio e do treinamento combinado (aeróbio associado a treino com pesos) na performance física e qualidade de vida em 18 mulheres, entre 60 e 80 anos, com doenças coronarianas.

Após avaliação inicial, elas foram dividias aleatoriamente em dois grupos de exercícios. Cada grupo realizou exercícios 3x/semana, durante 8 semanas. Ambos os grupos apresentaram melhora similar na capacidade aeróbia máxima, na distância em que elas podiam andar em 6 minutos, força nas pernas e qualidade de vida emocional e global.

Para as mulheres que participaram do grupo de exercícios aeróbios e resistidos, houve um aumento da força muscular da parte superior do tronco e na qualidade de vida social.

Com base nos achados, os pesquisadores concluíram que mulheres idosas que participam de programas de reabilitação cardíaca devem fazer exercícios aeróbios e resistidos para obter melhora em todos os aspectos de condicionamento físico e qualidade de vida.



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)