Natação na infância: Saúde ao longo da vida
Marcela G. Beserra , Prof. de Educ. Física
19 de fevereiro, 2009

natação bebêsDesde cedo as crianças devem ser estimuladas a praticar atividades físicas. A natação é uma boa opção porque pode ser exercitada logo nos seis primeiros meses de vida, uma forma de adaptação com o meio aquático. São inúmeros os benefícios proporcionados pela natação. Entre eles melhora a capacidade cardiorrespiratória e a coordenação motora, ajuda a ganhar equilíbrio e agilidade e desenvolve habilidades. Além disso, essa prática contribui para o desenvolvimento psicossocial, sendo comprovado a importância da natação para a formação de personalidade e inteligência da criança.

A natação infantil é praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, apenas a experimentação de novos movimentos de pernas e braços. É importante ressaltar que a criança deve ser incentivada a fazer um exercício que ela sinta-se bem e estimulada. Não podemos nos esquecer de um aspecto fundamental: a criança não deve ser obrigada a fazer aquilo que não gosta. Deixe que ela escolha a sua atividade física. Segundo a Academia Americana de Pediatria, 75% das crianças obrigadas a fazer esportes de que não gostam, até os 15 anos, param de praticar e ficam sedentárias.

Esse esporte contribui para desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura, essenciais para o desenvolvimento motor do bebê. Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de um tombo como rolar, movimentar perninhas e bracinhos. Além de tudo, é um meio aconchegante oferecido pela água morna.

As crianças precisam da presença de um acompanhante nas aulas, alguém que a criança confie. Essa relação de confiança é de fundamental importância para o desenvolvimento afetivo do bebê. Além disso, as crianças aprendem com mais segurança, sem medo do desconhecido. Não é de se espantar quando se fala que a natação é um esporte completo. Esse esporte também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.

Os pais não devem matricular seus bebês nas aulas de natação com o objetivo de formarem campeões, mas sim pela formação de um hábito que lhe renderão boa saúde para sempre. A medalha de campeão em saúde ninguém tirará de seu filho.