Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes
Marcos S. Carvalho, Prof. de Educação Física
13 de outubro, 2008

Treinamento de Força AdolescentesÉ muito comum que em algum momento um professor de educação física seja abordado por um pai o qual lhe dirige a seguinte pergunta: “Com quantos anos meu filho pode começar a fazer musculação?”.

O treinamento com pesos para crianças e adolescentes, que até pouco tempo atrás era visto como um dos grandes tabus dentre as modalidades esportivas começa a ganhar espaço e importância quando se pensa em promover a saúde dos jovens através da prática regular de exercícios físicos.

O treinamento com pesos, porém não deve ser visto somente como aquele realizado na sala de musculação, mas também aqueles que utilizam o peso do próprio corpo da criança ou o peso corporal de um companheiro, o uso de cordas elásticas ou do theraband, assim como o uso de pesos livres.

A pergunta feita anteriormente, entretanto, ainda necessita ser respondida. Neste sentido em 2005 o American College of Sports and Medicine (ACSM) recrutou alguns estudiosos da fisiologia do exercício para publicar uma série de recomendações atualizadas sobre a importância, segurança e prescrições de exercícios com pesos para crianças e adolescentes.

Pat Vehrs, um dos autores do ACSM, começa seu artigo dizendo que não há uma idade pré-definida a partir da qual a criança pode começar a treinar com pesos, mas pode-se partir do principio de que se a criança ou adolescente já possui maturidade suficiente para participar de uma equipe de esporte coletivo, então ela já está preparada para treinar de forma a obter melhor condicionamento físico para praticar o esporte que escolheu.

O professor de educação física é a melhor opção para responder as dúvidas dos pais e até mesmo das crianças quanto ao treinamento com pesos e os jovens somente devem permanecer neste tipo de programa se acreditam que esta valendo a pena para eles, jamais devem ser forçados a praticar o que não gostam. Algumas recomendações do American College of Sports and Medicine:

1 – Nas aulas, organizar os alunos por faixa etária, não misturar crianças mais jovens com adolescentes.

2 – Escolha nomes criativos e divertidos para os programas, assim como para cada grupo.

3 – Leve em consideração a agenda escolar dos alunos para montar o cronograma de treinamento com pesos, talvez seja um bom conselho evitar os dias de educação física escolar.

4 – Se houver condições e espaço físico suficiente, mesclar jogos não competitivos, jogos esportivos, artes marciais pode ser uma boa estratégia para motivar o aluno e coloca-lo em contato com uma variedade maior de modalidades.

5 – Proíba competições dentro da sala de musculação quanto às cargas que cada um utiliza, ao contrário, incentive a melhora individual de cada aluno.

6 – Assegure-se de que os alunos estejam indo em direção aos seus objetivos pessoais.

7 – Um programa de treinamento com pesos para jovens deve ser divertido, seguro, efetivo e educativo. O primeiro objetivo deve ser o ensino da técnica correta de levantamento de pesos e os alunos devem estar sob constante supervisão.

8 – O professor deve estar atento, também quanto a segurança dos equipamentos, assim como transmitir segurança aos alunos e aos pais por estar sempre atualizado com os assuntos relativos ao crescimento e desenvolvimento infantil, enfatizando sempre que possível os benefícios proporcionados pelos exercícios resistidos.

Sendo que são os pais as pessoas que decidem qual modalidade esportiva seus filhos irão praticar, é muito importante que os professores conquistem a confiança deles, saber que o treinamento com pesos pode ser um programa complementar ao esporte de equipe é um grande argumento a favor dos professores e treinadores e deve ser enfatizado.

Quanto à avaliação da força enquanto uma das mais importantes valências físicas, um artigo publicado em 2003 por Faigenbaum e colaboradores, avaliando crianças através de testes de 1 RM (uma repetição máxima), verificaram que não houve relato de lesões durante as medidas, assim como todos os avaliados suportaram bem as cargas empregadas. Estes autores concluíram, então, que os testes de 1 RM podem ser utilizados com segurança na avaliação de crianças.

Por fim, notamos que é cada vez mais freqüente a oferta de programas para crianças com objetivo de condicionamento muscular, seja de modo tradicional através de levantamento de pesos em salas de musculação, seja pela criação de novas aulas com este mesmo objetivo, um bom exemplo são as atividades de escalada indoor já bastante comum nas academias.

As orientações promovidas pelo ACSM devem ser vistas como uma importante ferramenta para orientação do trabalho dos professores de educação física envolvidos no treinamento de crianças e adolescentes, assim como são fonte de consulta para a segurança dos pais que ainda possuem dúvidas sobre esta modalidade esportiva.

Referências:

Faigenbaum, A.D. et al. Maximal strength test in healthy children. J.Strength Cond. Res. V. 17, p. 162 – 166, 2003.

Vehrs, P. R. Strength training in children and teens: Dispelling misconceptions- Part one. Health and fitness journal. Vol. 9, nº. 4, p. 8 – 12, 2005