Natação X Perda de Peso
Marcela G. Beserra , Prof. de Educ. Física do Movere
25 de julho, 2008

 abdominais Há quem diga que vivemos no planeta água. E, com dois terços do planeta coberto pelo líquido, não é nada anormal pensar assim. Embora o homem tenha preferido a parte menor, o pouco mais de 30% de território seco, é inegável que sua relação com a água é mais que estreita, e inseparável. Foi na água a origem da vida e ela representa 70% do nosso corpo. E ela pode ser mais do que um bem absolutamente necessário para nossa sobrevivência, à saída para a cura de doenças e o condicionamento físico. Quando aliada à prática de um esporte é assim.

Para a maioria das pessoas, nadar sempre foi muito prazeroso. Para muitos, traz boas recordações. Mas, não devemos esquecer que podemos nos beneficiar e muito, dos exercícios que podem ser feitos numa piscina, mantendo nosso condicionamento físico e mais, proporcionando um bem-estar para nosso corpo. E o mais famoso dos esportes que usam a água como suporte é a natação.

Pratica-se natação por vários motivos. As escolas do esporte estão cheias e com um público absolutamente amplo. Crianças, adultos, idosos. Homens, mulheres. Não há distinção. E, considerado como o esporte completo, a natação, quando bem praticada, traz uma série de benefícios ao corpo humano.

Benefícios para quem pratica a natação são:

• Baixo impacto sobre as articulações porque na água a gravidade é quase zero;

• Melhora do condicionamento físico;

• Melhora do processo cardiorespiratorio;

• PERDER PESO.

A natação esta sendo cada vez mais procurada por pessoas que querem perder peso, seja o motivo sobrepeso ou gordura localizada. É indicado para todo mundo, independente de idade. Tem gente que busca a parte estética, tem gente que quer saúde. E a natação ajuda a melhorar a parte cardiorespiratória, o trabalho muscular de um modo geral. Na água o corpo fica mais leve. É diferente da musculação, por exemplo. É o praticante de natação que faz seu ritmo, que controla a intensidade, além do que os benefícios não são apenas físicos.

Tem a questão da socialibilização. As pessoas ficam mais alegres, perdem o medo. É um desafio e isso é bom para o lado psicológico. As pessoas adquirem auto-estima e isso ajuda nas outras coisas. Existe a liberação de substâncias que vão levar o indivíduo às sensações boas. Então ele fica bem. É uma atividade prazerosa e a pessoa se sente muito bem depois que pratica.

Treinos variados e dinâmicos: diferente de treinos iguais e repetitivos transformando a busca de perder peso, cansativa e estressantes, em uma busca prazerosa e motivante.

A aula com predominância aeróbia pode proporcionar um gasto calórico entre 300 a 500 kcal/h. A curiosidade é que no simples movimento de caminhar dentro d’água, a pessoa já sente uma pressão dificultando esse trabalho motor simples. Essa resistência exercida pela água é que difere essa relação.

Lembrando que não adianta somente nadar sem ter uma alimentação adequada. Ou ainda nadar muito sem se alimentar. Para perder peso deve-se praticar natação e alimentar-se de forma a consumir menos que o organismo gasta. Isso não significa “parar de comer”, mas consumir de forma mais equilibrada os alimentos, ingerir alimentos mais saudáveis como frutas e verduras, e diminuir o consumo de alimentos gordurosos.

Uma prática regular de duas a três vezes por semana, através de exercícios variados e dinâmicos durante as aulas e uma alimentação adequada faz com que perder peso se torne mais prazeroso.



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)