Exercício físico para ter uma boa noite de sono
Bruna A. Silva, Professora de Educ. Física
23 de novembro, 2007

A maioria das funções do cérebro e do organismo são influenciadas pelo sono porque é neste período que restabelecemos as condições anteriores do nosso corpo. O que define a normalidade do sono não é a quantidade e sim a qualidade de sono obtido no período em que se dormiu associada à necessidade individual.

A perturbação do sono pode oferecer danos à saúde e ao bem estar podendo até resultar em morte nos casos mais graves. As principais conseqüências de alterações no padrão do sono são: redução da eficiência do processamento cognitivo, tempo de reação, falhas da memória, irritabilidade, alterações metabólicas e endócrinas e até mesmo quadros de pressão alta.

Nos dias de hoje tudo que pode contribuir para qualidade de vida esta vindo à tona, devido às condições modernas de vida. Estudos comprovam que a pratica de exercício físico, promove melhora na qualidade do sono e conseqüentemente melhora da qualidade de vida, mas ainda não se sabe ao certo qual o melhor tipo, intensidade e duração do exercício.

Os principais efeitos do exercício físico sobre o sono são:

Efeito termorregulatório, pois o inicio do sono é dado pela redução da temperatura corporal que ocorre no inicio da noite, e quando praticado exercício físico a temperatura corporal aumenta durante o exercício facilitando a queda da temperatura noturna, por estar relacionado aos processos de dissipação de calor controlados pelo hipotálamo, que controla também os mecanismos indutores do sono.

Outro efeito se da pelo aumento do gasto energético causado pelo exercício físico que eleva a necessidade da duração total do sono para restauração corporal e conservação da energia.

Ta aí mais um motivo para que você pratique exercícios diariamente, considerando que esta é uma forma de alcançar o seu bem estar e lhe preparar para as atividades do dia a dia.




Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)