Asma brônquica e exercício físico
Celso R. Domiciano, Professor de Educ. Física do Movere
9 de novembro, 2007

A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios, resultado do estreitamento dos mesmos, que pode ocorrer em várias circunstâncias. Ficando mais estreitos, o ar sai e entra nos pulmões com mais dificuldade. Este estreitamento é provocado pela contração dos músculos que existem à volta dos brônquios, pelo aumento da parede destes.
 
As causas e sintomas respiratórios são: dificuldade em respirar, ou chiadeira, sensação de pressão do tórax, tosse e cansaço. A intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa, já que podem passar dias, semanas ou meses sem sintomas ou podem ser muito freqüentes. Também a intensidade das crises pode ser muito diferente de dia para dia.

Aquele ruído que produz um som parecido com assovio, que se ouve ao respirar, é provocado pela passagem do ar nos brônquios estreitos, com uma sensação de aperto no tórax, de ter o peito apertado por um cinto. Nesses casos, o ideal é consultar o seu médico, pois, ele vai ajudá-lo, com o diagnóstico e tratamento

Atualmente, a asma afeta cerca de 150 milhões de pessoas de todas as idades em todo o mundo. Em Portugal calcula-se que cerca de 600.000 pessoas possuem asma entre crianças e adultos.

O exercício pode causar crises de asma? Sim. No entanto, não se deve evitar o exercício físico. Existem maneiras de adaptar os exercícios físicos para pessoas com asma. Também vale lembrar que com os medicamentos adequados, podem-se evitar crises provocadas pelo exercício físico.
 
A natação é um excelente exercício para o doente com asma. Desenvolve os músculos respiratórios, o que melhora muito a capacidade respiratória do doente.

Há outras atividades também indicadas para o asmático: o remo, o handebol, o basquete são também desportos que desenvolvem os músculos respiratórios.

A criança asmática pode e deve fazer exercício físico, exceto se estiver em crise. A educação física contribui para o bem estar e para a saúde do seu filho, promovendo um crescimento harmonioso e um melhor controle do seu corpo.
             
Programas de reabilitação física da mecânica respiratória são realizados há décadas. Destinam-se a preparar a pessoa para atividades diárias e exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e principalmente natação.

Está comprovado que exercícios aumentam a capacidade física e energética da pessoa. Podemos Considerar que a natação é a atividade mais adequada, mas a corrida é a de mais fácil execução e mais acessível a todas as classes sociais.

Com o decorrer do tempo, a asma provoca deformidades torácicas, daí a necessidade da correção respiratória antes de iniciar os treinamentos.

No entanto deve-se informar o Professor de Educação Física caso o seu filho tenha asma. O Professor pode assim fazer-lhe exercícios mais indicados e evitar alguns que lhe provoquem crises.
 
A asma não tem cura, mas controla-se bem com alguns cuidados e o medicamento. Hoje em dia a maior parte dos doentes pode ter uma vida normal desde que cumpra as indicações do seu médico.




Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)