Deixe as desculpas de lado e comece a praticar atividades físicas
Lucas Maria Gimenez, Prof. de Educação Física do Movere
10 de julho, 2007

Nas últimas décadas, o mundo tem presenciado cada vez mais o constante apontamento à prática da atividade física. Está comprovado pelas mais conceituadas universidades de todo o globo terrestre, que a prática regular da atividade física, independente de qual seja, traz muitos benefícios ao homem, é claro que para cada caso temos algumas mais indicadas e outras menos, mas independente disto, a questão é a mesma, deve-se praticar.

O que muitas vezes nos perguntamos é: será que tal exercício é indicado para mim, ou para meu pai, minha mãe, meu irmão mais novo? - ou ainda - quais são estes tais benefícios que tanto se houve? Pois bem, neste texto eu poderia colocar alguns exemplos de atividade física e seus benefícios, mas não farei isso, pois a idéia principal deste texto não é "jogar" ou "martelar" informações na cabeça do leitor, mas sim de incentivá-lo de uma forma ou de outra, à procura da atividade física, independente qual seja, pois esta, se feita de forma correta, irá trazer muitos benefícios ao praticante.

Atualmente, "corremos" o tempo todo, infelizmente não como prática esportiva, mas sim para conseguirmos dar conta de viver com todas as necessidades básicas do ser humano, o estudo, afazeres domésticos, trabalho, relacionamentos, diversão, dentre outros, e mal temos tempo pra fazer o que gostaríamos ou que traria algum benefício para nós mesmos e nossa saúde, a fim de se viver mais e com qualidade de vida.

Muitas vezes nos negamos, achando que não temos capacidade ou perdemos o famoso "jeito" para fazer determinada atividade ou esporte, que praticamos quando pequenos. Já cheguei a escutar algumas frases como - "sabia nadar quando criança e agora não sei mais", ou - "quando criança andava de bicicleta, agora eu não sei mais", enfim, arrumamos várias "desculpas" para não voltarmos a praticar atividade física e/ou esporte que um dia já realizamos, talvez seja este o problema. Procure deixar estas inseguranças de lado e volte a praticar, volte a "brincar".

Não estou dizendo que a atividade física vai resolver todos os problemas da sua vida, pois isso é com você, que tem capacidade para fazê-lo, também não estou dizendo que com a prática da mesma, você poderá comer e beber o que bem entende e o quanto quiser, ou que você será o super-homem praticando.

A mensagem que desejo passar é que se você quiser ter uma qualidade de vida melhor e viver bem com você mesmo, a atividade física pode e vai contribuir muito para isso, seja ela qual for. Se você tem afinidade com determinado esporte, experimente, comece a praticá-lo, muito provavelmente você vai se surpreender com o que seu corpo é capaz e pode fazer.



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)