Dicas de treino.
Luciano Maria Gimenez, Prof. De Educação Física do Movere
20 de dezembro, 2004

1- Realize atividade física que lhe de prazer.

2- Use a roupa correta, a escolha do que usar é importante. Não utilize roupas que dificultem a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente, mantendo a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor (evite tecidos sintéticos).

3- Cuide da hidratação, beba em média, um copo de água a cada 15 ou 20 minutos de exercícios. Caso a atividade dure mais de uma hora, as bebidas a serem ingeridas devem conter de 6 a 8% de carboidratos.

4- Realize as atividades físicas no mínimo três vezes na semana, dentro de sua freqüência cardíaca.

5- Use tênis apropriado para a modalidade física escolhida.

6- Aqueça por 5 a 10 minutos, sempre que for se exercitar, caminhando, pedalando sua bicicleta ou equipamento para condicionamento cardiovascular (esteira ou bicicleta ergométrica). Prossiga com alongamentos leves para a parte superior, e inferior do corpo. O objetivo deste aquecimento prepara seu sistema cardiovascular e ajuda a aumentar a temperatura do corpo para a realização da atividade física.

7- Ao término de seu treino, não pare bruscamente: diminua progressivamente a intensidade da sua atividade, com isso você conseguirá obter um estado de relaxamento do sistema nervoso central, aumentando a descontração da musculatura e otimizando a recuperação metabólica.

8- Para se ter um programa de exercício equilibrado, o trabalho cardiovascular, de resistência muscular e de flexibilidade devem ser realizados em conjunto. Assim conseguiremos adquirir um bom condicionamento.

9- No treino de resistência muscular, inicie com uma ou duas séries para cada grupo muscular sempre acompanhado de um profissional da área de educação física.

10- Para se manter motivado fale com seu professor, ele poderá diversificar os exercícios e as atividades.

11- Não dê muito intervalo entre as séries. Algo em torno de 1 minuto é o ideal.

12- Evite prender a respiração enquanto executa o exercício. Expire na fase de esforço do exercício.

13- Lembre-se de trabalhar cada lado do corpo igualmente.

14- Faça os exercícios de resistência muscular de forma lenta e controlada usando uma amplitude de movimento completa durante os exercícios.

15- Não adianta pegar um peso enorme se você não consegue manter a postura correta. Vai ter problemas de coluna.

16- Se sentir algum mal-estar ou desconforto durante a prática dos exercícios, o ideal e parar e consultar seu médico.

17- A combinação de uma boa alimentação e um programa de condicionamento balanceado leva a um estilo de vida saudável. Faça que este tópico seja parte de seu programa para eficaz e seguramente atingir seu objetivo.



Artigos relacionados:
Movimento na Educação Infantil (11 de agosto, 2009)
Parto normal ou cesárea? (6 de abril, 2009)
Natação na infância: Saúde ao longo da vida (19 de fevereiro, 2009)
Treinamento de Força para Crianças e Adolescentes (13 de outubro, 2008)