Dicas de Alimentação Pré e Pós-exercício
Fernanda Borges, Estagiária de Nutrição
20 de outubro, 2008

Exercício e AlimentosOs alimentos que consumimos antes, durante e após o exercício físico podem afetar dramaticamente o desempenho e resultado da atividade física, provocando também diferentes sensações. Um mal estar no estômago, por exemplo, durante qualquer atividade física pode ser o resultado de uma escolha inadequada de alimentos, ou, se você é um daqueles que sai correndo de casa, da escola ou do trabalho com pressa e faz suas atividades em jejum, deve se sentir cansado facilmente.

Para quem tem o hábito de realizar seus exercícios físicos pela manhã, é importante fazer o consumo de uma refeição ou de um pequeno lanche antes do exercício. Esse hábito evita a redução do açúcar do sangue, que pode causar vários sintomas e, conseqüentemente prejudicar o desempenho e os resultados na atividade, além disso, também evita a fome antes e durante o exercício, fornecendo energia para o trabalho muscular. Outra dica muito importante é a ingestão de liquido para começar o exercício bem hidratado.

Como sabemos, alguns alimentos são digeridos e saem do estômago mais rapidamente que outros, por exemplo: gorduras (óleos, azeites, frituras em geral, queijo amarelo, mortadela, embutidos, salame) têm um tempo de digestão de 4 a 5 horas; proteínas (as carnes bovinas, suínas, de ave e peixe, além do ovo e o leite) tem um tempo de digestão de 3 a 4 horas; e o carboidrato (cereais e seus derivados como arroz, pão, macarrão, aveia, farelo de trigo e as frutas em geral) tem um tempo de digestão de 2 a 3 horas, exceto aqueles que tem um teor de fibras mais elevado e podem levar um tempo maior. Carboidratos têm uma digestão e uma absorção mais rápida e é justamente por isso que são considerados o combustível ideal para a prática de exercício físico. Mas, sempre devemos ficar atentos ao que acompanha o carboidrato, porque alimentos muito protéicos, gordurosos e ricos em fibras podem diminuir a velocidade desta digestão. E vale lembrar, que de forma geral, uma refeição grande e mais calórica demora mais tempo pra ser digerida.

Para finalizar, vale salientar que quando iniciamos a prática de exercícios físicos devemos estar relativamente com nosso estômago vazio, para que seu fluxo sanguíneo seja utilizado somente para o exercício e não mais para a digestão dos alimentos. Dessa forma quando realizar uma refeição maior, mais pesada aguarde aproximadamente 2 a 3 horas para a prática do exercício.



Artigos relacionados:
Apetite x Saciedade (11 de março, 2009)
Saúde e boas compras (17 de novembro, 2008)
Princípios para Reeducação Alimentar (30 de maio, 2008)
10 Passos para uma Alimentação Saudável (15 de fevereiro, 2008)