Soja como alimento funcional
Priscila, Nutricionista do Movere
30 de novembro, 2007

Alimento funcional é aquele alimento que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, e a soja se inclui nessa categoria.

Ela é pertencente da família das leguminosas, ou seja, do feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, e destaca-se por ser rica em proteínas, fibras e algumas vitaminas e minerais.

Alem de possuir esses ingredientes essenciais a uma dieta saudável, ela também possui isoflavona , um composto também chamado de fitoestrogênio, que parece atuar na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer de mama, de colo de útero, e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e além disso, também ajuda no combate ao mau colesterol.

Podemos dizer então, que a soja deve ser incluída na alimentação não somente pelas possíveis vantagens que ela pode nos trazer, mas principalmente pelo fato de ser mais uma opção de alimento rico em diversos nutrientes e que contribuirá para a diversificação da alimentação diária.

Ela pode ser usada para substituir diversas preparações que aparecem na alimentação diária por ser uma fonte muito saudável de nutrientes, e como uma opção diferente para o dia a dia.

Para isso existem várias sugestões de preparos, temperá-la com ervas, substituir a carne pela soja em um preparo de strognoff e até mesmo da carne moída em um refogado. Além de ficar com muito gostoso, a soja oferece muitos benefícios. Ela pode substituir a carne nas preparações pois possui uma proteína de alto valor biológico semelhante ao da própria carne. Alem disso, hoje em dia é possível encontrar a soja em bebidas também, existem sucos e leites a base de soja.

Após a descoberta dessa leguminosa como alimento funcional esta cada vez mais comum encontrar alimentos enriquecidos com os nutrientes da soja nas prateleiras dos supermercados. Algumas pessoas têm certo receio em experimentar coisas novas, ou dizem que já experimentaram e não gostaram, porem vale a pena montar uma receita agradável e talvez experimenta-la novamente.

Para concluir, devemos considerar o quanto à soja é saudável e benéfica a nossa saúde de diversas formas, só que como qualquer outro tipo de alimento não precisa ser consumida de forma exagerada.




Artigos relacionados:
Apetite x Saciedade (11 de março, 2009)
Saúde e boas compras (17 de novembro, 2008)
Dicas de Alimentação Pré e Pós-exercício (20 de outubro, 2008)
Princípios para Reeducação Alimentar (30 de maio, 2008)